top of page
Golden Happy Home Kennel

​

 

História da Raça

 

 

O Golden retriever tem uma história peculiar. Por quase 100 anos acreditou-se que os cães eram originários da Rússia. Acontece que essa teoria caiu por terra em 1952, quando um sobrinho-neto do Lorde Tweedmouth encontrou os relatos de uma criação, em sua pesquisa ele encontrou "Nous" (significa sabedoria no dialeto escocês), um dos cães que ajudaram a originar a raça que pensavam ser de naturalidade russa. No livro de registros, a anotação era clara: "Criação de Lord Chichester - junho de 1864, comprado em Brighton". O Lord Tweedmouth comprou um cão de um sapateiro de Brighton, que por sua vez ganhou o único filhote amarelo de uma ninhada Wavy-Coated Retrievers de pelagem negra e longa como pagamento por um serviço. Aí estava, então, a verdadeira origem de Nous. Segundo o livro de registros o primeiro cruzamento de Nous foi em 1868, dessa ninhada alguns filhotes ficaram na fazenda outros foram dados a amigos da vizinhança ou a caçadores espalhados na Inglaterra e pela escócia. Assim a raça começou a se espalhar pela Grã-Bretanha. Portanto, os sucessores do Lorde mantiveram a criação da raça, segundo registros o Conde de Ilchester, sobrinho do Lorde foi presenteado com uma fêmea de nome "Ada", daria origem a uma linhagem famosa de Retriveres, que seria apelidada de "Melbury". A partir dessa época os imigrantes europeus levaram o Golden para América, especialmente para os Estados Unidos e Canadá. Hoje em dia, o Golden está entre as raças mais populares daqueles países. No Brasil, a raça começou a aparecer no final dos anos 80 e no início da década de 90. Antes disso, ele era desconhecido nas terras brasileiras. Além da sua inteligência, que é típica desses cães, e do comportamento tão simpático, o Golden tem uma aparência muito charmosa com sua pelagem longa e dourada. Assim, ele ganhou lugar no coração do povo brasileiro, e está ocupando hoje no ranking dos 10 mais registrados pela CBKC (Confederação brasileira de Cinofilia).

 

Inglaterra

 

Golden Retrievers foram aceitados primeiramente para o registo pelo Kennel Club da Inglaterra em 1903, como Plano Coats - Golden. Eles foram exibidas pela primeira vez em 1908, e em 1911 foram reconhecidos como uma raça conhecida como Retriever (dourado e amarelo).

 

 Estados Unidos

 

Foram necessários mais 14 anos para a raça a ser reconhecido nos Estados Unidos, e em 1925, o American Kennel Club fez. Em 1938, o Golden Retriever Club of America foi fundada. http://www.grca.org/

 

 

Canadá

 

O Sr. Archie Marjoribanks levou um Golden Retriever para o Canadá em 1881, e registrada 'Lady' com a AKC em 1894. Estes são os primeiros registros da raça nestes dois países. A raça foi registado pela primeira vez no Canadá, em 1927, eo Golden Retriever Club of Ontario (GRCO) foi formada em 1958. Os co-fundadores do GRCO foram Cliff Drysdale, um inglês que tinha trazido um dourado Inglês, e Jutta Baker, nora de-lei de Louis Baker, dono de Northland Kennels.  O GCRO nos últimos anos se expandiu para se tornar o Golden Retriever Club of Canada.

 

Escócia

 

Em julho de 2006, o Golden Retriever Club of Scotland organizado um encontro de entusiastas do golden retriever na casa ancestral, Guisachan House. Uma fotografia feita pelo artista Lynn Kipps para comemorar a ocasião capturado 188 Golden Retrievers, por isso detém o recorde para a maioria dos Retrievers dourados em uma imagem. 

Golden Happy Home Kennel
Golden Happy Home Kennel
Golden Happy Home Kennel
Golden Happy Home Kennel

A raça foi desenvolvida a partir de um retriever amarelado com pelo longo e cacheado chamado "Nous", comprado por Lord Tweedmouth. De volta a Escócia, Nous foi cruzado com uma cadela Tweed Water Spaniel chamada "Belle" e os filhotes receberam diversos outros cruzamentos, com Terra Nova, Setter Irlandês, e vários

Golden Happy Home Kennel

Tweed Water Spaniel

bottom of page